terça-feira, 2 de outubro de 2012

Quando não há saída



"Então, Judá olhou, e eis que tinham de pelejar por diante e por detrás; assim, clamaram ao SENHOR, e os sacerdotes tocaram as trombetas." 2 Crônicas 13.14

Não sabemos ao certo o que motivou o rei de Judá a se esforçar para guerrear contra Israel. A diferença de soldados era grande em favor deste, pois o reino do Norte, comandado por Jeroboão, que, anos antes, havia-se separado do reino deixado por Davi, contava com 800 mil homens, e todos eram guerreiros valentes. Abias, rei de Judá e neto de Salomão, dispôs-se a enfrentá-lo com a metade do efetivo do inimigo.

Entretanto, antes de a batalha acontecer, Abias provou ser servo do Senhor. Ele procurou dissuadir Jeroboão a respeitar a Palavra com um fervoroso discurso, chamando-o à razão, mas esse esforço foi em vão. Isso prova que as pessoas dominadas pelo pecado são convictas de que sempre vencerão, pois se acham especiais. Não é fácil fazer com que os que trilham o caminho errado se dobrem diante da verdade.

Jeroboão havia dividido o reino de Roboão, quando este era jovem e indeciso, porém, agora, seu filho, Abias, que não era como o pai, reinava em seu lugar. Abias se esforçou com a Palavra do Senhor para que Jeroboão se arrependesse e, assim, não houvesse guerra entre eles, mas isso foi inútil. Aparentemente, o rei do Norte era mais sábio do que o do Sul, mas foi provado o contrário, pois Abias sabia clamar ao Todo-Poderoso.

A falsa confiança de Jeroboão o fez confiar em suas estratégias em vez de render-se à Palavra. Ele estava certo de que poderia infligir uma derrota ao povo de Deus, pois, até então, julgava-se muito forte. Contudo, nem sempre o que o homem planeja ocorre. Por outro lado, sempre que o Senhor promete algo, se isso for reivindicado com fé, acontecerá. Assim, naquele dia, o presunçoso Jeroboão viu a mão do Altíssimo operar contra os seus planos.

Na batalha, ao perceberem que estavam em apuros, os filhos de Judá clamaram ao Senhor, os sacerdotes tocaram as trombetas, e os homens gritaram por ajuda dos Céus. O que se viu a seguir foi maravilhoso para Judá e muito humilhante para o reino do Norte, pois Deus entrou na peleja em favor de Abias e seu povo; com isso, Jeroboão e os seus foram feridos diante dos filhos de Judá.

O Altíssimo sempre ouve quando Seu povo O procura em busca de ajuda, e se a causa for justa, Ele atende a quem O ama. O próprio Deus feriu os soldados do reino do Norte; assim, os valentes de Israel caíram diante dos de Judá. Foi uma batalha muito séria, em que dois povos irmãos lutaram com toda a sua força, mas aquele que foi ajudado pelo Todo-Poderoso venceu, embora o outro tivesse o dobro de soldados.

Naquela luta, caíram quase 500 mil homens de Israel. Uma das lições que fica é que quem é advertido e não atenta para seu erro experimenta enorme prejuízo e, fatalmente, cai. Lembre-se de que a prudência é uma virtude que o Senhor dá a quem Lhe obedece.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores