segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

IIGD Piraquara - Culto Domingo, dia 05/02/2012

A Palavra de Deus nos diz que devemos andar em Espírito para não fazer as vontades da carne (Gálatas 5.16)

Conforme as obras que praticamos, mostramos quem nós somos. Se praticarmos as obras da carne, somos parecidos com o inimigo, mas se praticarmos as obras do Espírito, somos então parecidos com Cristo.

Em João 16.33 está escrito: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”.
A Paz é um fruto do Espírito (GL 5.22), quem não tem Paz não está ouvindo a Deus.
Vemos também que a pessoa que não tem Paz, também não tem paciência.

Elias foi um grande homem de Deus, mas ele acabou perdendo a Paz.
Em I Reis 19.1-3 lemos: Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles. Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço.”

Não importa se somos um povo escolhido, um povo especial, nós não podemos perder a Paz.
Se perdermos a Paz, a primeira coisa que faremos é fugir e não adianta orar pedindo paz para Deus. Só tem Paz quem tem a mente firme nEle, confiando na sua Palavra, conforme vemos em Isaias 26-3 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”

Se você tem problemas na vida, você tem que correr para a Palavra e ficar firme, confiando.
Eclesiastes 10.4 “Se levantar contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar; porque a deferência desfaz grandes ofensas.”
Se vier a luta, não devemos fugir, não devemos deixar o nosso lugar, mas sim ficar na Palavra.

I Reis 19. 4 “Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.”
Quem perde a Paz, por fim acaba no deserto, e no deserto você perde o desejo de viver.
Se as dificuldades estão começando a lhe vencer, se você esta desanimado corra para Deus, fale com Ele.

Elias fez algo incomum para alguém que está desanimado. Elias orou a Deus.
Devemos orar em qualquer situação, não importa o motivo, nem que seja para reclamar.
Tiago 5.13 “Está aflito alguém entre vós? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.”
Devemos falar com Deus sempre.

I Reis 19.5-6 ”E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come. Ele olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se.”

Veja que Elias pediu a morte para Deus, mas o Senhor mandou um anjo com a benção no meio do deserto.
Não importa onde você esteja, Deus manda o sustento para você no meio do deserto se for preciso.

Então Elias comeu, bebeu e dormiu. A Paz retornou. Quando Deus opera, temos Paz.

I Reis 19.7-9 O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.”

O anjo veio ainda uma segunda vez e o animou, pois o caminho era longo. Elias se levantou após isso, e caminhou 40 dias e 40 noites e chegou ao monte de Deus.

Nós também estamos caminhando para Deus.
Por isso nessa caminhada, você precisa se alimentar da Palavra, para que tenhas forças até chegar a Deus.

I Reis 19.11-12 “Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada.”

Aqui vemos Elias novamente com paciência, esperando o Senhor. Passou o grande e forte vento que fendia os montes e despedaçava as penhas, depois um terremoto e depois o fogo, mas Elias ficou esperando.
Saiba que Deus não tem culpa dos teus problemas. O Senhor não está no vento, no terremoto e nem no fogo.
Há uma grande lição para nós aqui. Elias, com paciência, soube esperar passar o vento, o terremoto e o fogo até que viesse o Senhor.

I Reis 19.15-18 “Então o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; quando lá chegares, ungirás a Hazael para ser rei sobre a Síria. E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás para ser rei sobre Israel; bem como a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu. Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.”
Os versículos de 15 a 18 ainda nos deixam uma grande lição; Quando Elias recobrou a Paz, o Senhor lhe deu o livramento que precisava.
O Senhor lhe disse; “E o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú, e o que escapar de Jeú, matá-lo-á Eliseu”. Ou seja, se a tua benção não vem hoje, virá amanhã ou depois, mas virá com certeza.

Seja paciente, até que venha o Senhor.

IIGD Piraquara.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores