segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fique atento às oportunidades

“Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos.” Eclesiastes 9.11.

O Rei Salomão observou bem, “a oportunidade é para todos”.

Samuel ungiu a Davi, Rei sobre Israel, mas ele não tomou posse do trono imediatamente.
Davi voltou a apascentar as ovelhas de seu pai conforme vemos em I Samuel 16.13 e I Samuel 17.15.

Para ser Rei, não bastava apenas ser ungido, Davi precisava ser membro da família Real, ele precisava ser herdeiro do Rei.
Passado algum tempo, Davi viu a oportunidade de se tornar membro da família Real, quando o gigante Filisteu desafiava o exército de Israel.
“E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel. Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir.” I Samuel 17.25-27.

Note que a oportunidade de se tornar membro da família real estava ali, para qualquer homem que se dispusesse a ferir o Filisteu.
Mas somente Davi se dispôs a recebê-la.
Em I Samuel 17.31-37, Davi fala com Saul sobre o desejo de enfrentar o desafio e sua disposição em vencer.
O restante da história todos conhecemos, Davi venceu o desafio do gigante e entrou para a família real.

Quantas vezes nós, assim como aquele exército, deixamos a oportunidade passar diante dos nossos olhos, enquanto apenas esperamos a benção de Deus?!

Amado, não basta apenas ser ungido, é preciso estar atento às oportunidades.

O livro de I Samuel nos conta a história de um homem, escolhido por Deus dentre os menores de sua casa, ungido, separado para ser Rei, mas que precisaria tomar uma atitude, aproveitar uma oportunidade, para ver cumprir os planos de Deus em sua vida.

Será que aquela benção que ainda não veio, não está dependendo somente de uma atitude sua?!

Se o Senhor já te ungiu, fique atento às oportunidades.

Lembre-se, todo o exército de Israel teve a chance de vencer o Gigante, mas somente Davi viu ali a oportunidade de que precisava.

Um abraço,

IIGD Piraquara
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores